Veja todas as notícias
 
  voltar  < voltar
“Lixo é Luxo” faz platéia rir e refletir sobre a destinação dos resíduos sólidos
Participação de estudantes, professores e sociedade civil no Seminário de Gestão do Lixo fortaleceu o debate e levantou questões importantes para o trabalho em parceira da Plan, prefeituras e catadores
 Plan Brasil
 
 Crianças apresentam peça na abertura do seminário

A pedagoga e especialista em Gestão Ambiental e em Produtos Naturais e Plantas Medicinais, Nyomísia Guimarães, fez a Platéia do I Seminário de Gestão do Lixo para a Inclusão Social de Codó e Timbiras rir e refletir com a palestra “Lixo é Luxo”.

Mostrou, de forma simples e objetiva, tudo o que pode ser transformado e produzido a partir da reciclagem de resíduos sólidos, e também falou da responsabilidade de cada cidadão na busca de soluções para a melhoria da qualidade de vida e do meio ambiente. Além disso, Nyomísia presenteou o prefeito de Codó, José Rolim Filho (Zito Rolim), e alguns catadores com brinquedos, enfeites, e utensílios fabricados a partir de resíduos sólidos.

O modo descontraído com que expôs sua vida como catadora, relembrando as dificuldades e experiências conquistadas em cada etapa, e o jeito com que fez o prefeito sair praticamente dançando do palco (segurando um cachorrinho confeccionado a partir de resíduos sólidos plásticos), fez a platéia misturar aplausos e gargalhadas.

Aos 72 anos, a palestrante deu um show de responsabilidade social, declarando-se uma catadora “com orgulho”. “É lindo ver no que o lixo pode se transformar. Lixo é luxo, só que muitas pessoas ainda não sabem disso”, afirmou.

Também contribuíram para o sucesso do I Seminário de Gestão do Lixo, três especialistas e pesquisadoras da Fundação Agente, que fez um diagnóstico sobre a situação do Meio Ambiente e dos lixões de Codó e Timbiras, dando sugestões e soluções para alguns problemas sanitários e ambientais já detectados.

A apresentação do diagnóstico e a participação das especialistas na mesa redonda realizada no primeiro dia do Seminário (dia 19) foram essenciais para a condução das atividades e levantamento dos questionamentos e debates. A mesa redonda também contou com a participação de secretários de Meio Ambiente, Serviços Públicos, Saúde, e de Indústria e Comércio dos municípios de Codó e Timbiras.

O prefeito Zito Rolim, na abertura do seminário, falou sobre a importância do evento para toda a sociedade, que deve colaborar nas ações que serão implementadas a partir da parceria da prefeitura com a Plan e catadores, bem como em suas ações individuais como cidadãos na promoção de um meio ambiente saudável.

Ele também agradeceu à Plan pelos projetos realizados e em andamento no município, que têm colaborado para o desenvolvimento de várias comunidades. E falou da disposição e determinação do executivo em “correr” atrás de projetos de impacto, a exemplo da construção de um aterro sanitário. “Ainda não temos orçamento para um aterro, pois é necessário um grande investimento nesse sentido. Mas, como prefeito, comprometo-me em não esgotar as possibilidades. Tentarei, de todas as formas, conseguir recursos para a construção de um aterro sanitário em Codó”, frisou.

A gerente da Unidade de Programas da Plan para a Microrregião de Codó, Patrícia Barroso, também presente no evento, lembrou que, sem a colaboração das comunidades e catadores, participantes desde o início da confecção do Projeto de Auto-gestão e Beneficiamento do Lixo, nada teria sido feito. Parabenizou os parceiros pela disposição e contribuições ao projeto e a todos os demais que contribuíram para a realização do seminário. “A recompensa é ver cada ação concretizada. Sentir que estamos realmente fazendo a diferença e contribuindo para a melhoria e desenvolvimento das comunidades”, assinalou.

MENSAGEM DE AGRADECIMENTO E LÁGRIMAS

Um dos momentos que chamou a atenção de todos os participantes, e que tirou aplausos e lágrimas de muitos, foi o depoimento de vida da líder comunitária Maria da Conceição, no segundo dia do seminário (20). Mal pegou o microfone, ela já começou a chorar.

Deixou uma mensagem de amor, coragem e luta para os presentes. Agradeceu à Plan pelo evento, e em especial à promotora Silvia Santos, e entregou um presente – um DVD – para a palestrante Nyomísia Guimarães, onde relata toda a sua história de vida. “Estou muito feliz pelo sucesso do evento e confiante na mudança de atitude e ações que o projeto vai proporcionar aos catadores e toda a sociedade”.

> Busca
 
> Cadastre-se
e receba novidades da Plan
  nome:
e-mail:
 
Envie para um amigo
Imprima esta página
   
| Quem Somos | O Que Fazemos | Notícias | Multimídia | Publicações | Imprensa | Fale Conosco | RSS |
  © Copyright – Plan Brasil – 2008-2011 | Política de Privacidade
Plan